top of page

REUNIÃO DE EX-MINISTROS DO MEIO AMBIENTE SERVIU PARA QUE?

Lamento dizer que foi uma reunião inexpressiva e sem efeitos práticos. Seria muito necessário e estimulante para os movimentos ambientalistas brasileiros que os ex-ministros do meio ambiente do Brasil gravassem juntos um programa autocrítico expondo onde hoje fariam diferente, comentassem seus aprendizados e apontassem novos caminhos. A nota comum de crítica do atual governo focando o Acordo de Paris, lembrando que se opuseram à união dos ministérios da Agricultura e MA, criticando as transferências de órgãos, etc não acrescentam quase nada ao que todo mundo diz e protesta. A montanha parou um rato!

Que novas perspectivas apontam? Nada diferente do que fizeram e foi insatisfatório pois estavam amarrados a programas de seus partidos que nunca assumiram de verdade a defesa dos ecossistemas em suas políticas econômicas. A política econômica deles era bem parecida. Apenas louvo o Zé Carlos Carvalho que impediu em sua gestão a Transposição do São Francisco. Hoje graças à essas gestões frágeis politicamente amargamos a tragédia no Rio Doce e em Brumadinho, mineradoras criminosas com multas perdoadas sendo paparicadas, vemos a maioria dos rios moribundos, os peixes morrendo, a erosão gigantesca, o desmatamento da monocultura, a mineração insistindo em repetir tragédias, as federações de indústria como Fiemg e CNI dominando a gestão das águas, para não pagarem pelo uso econômico, uma Fundação RENOVA enganando na bacia do rio Doce, o agronegócio destruindo tudo com a irrigação abusiva e fora de controle que também inclui os agrotóxicos.

Meio-ambiente está desacreditado como penduricalho de programas partidários sem alma ambiental e defensores da atual macroeconomia. Achei a reunião sem expressão política marcante e sem conteúdo. Apenas factóide que não honra seus participantes. Hoje é necessário qualificar as críticas ao governo com argumentos mais profundos que sejam também autocríticos, não basta estar surfando a onda antibolsonaro.

https://www.facebook.com/apoloheringerlisbo/posts/2663082283762561

Tags:

bottom of page